sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Visual Merchandising

A primeira impressão é a que fica

O visual merchandising une o tema e o conceito da marca e tem como meta criar identidade logo no primeiro olhar.
Nos dias de hoje os consumidores procuram nas lojas mais do que produto: querem um conceito de vida, uma história. Portanto, os comerciantes de jóias devem se valer menos do argumento de que a jóia é eterna e ancorar sua estratégia de vendas na tentativa de criar identidade junto à clientela. Para conquistar o cliente é preciso oferecer um espaço acolhedor, funcional, sensorial e bem projetado. Devemos tentar desvendar o mistério que encerra as razões pelas quais, em um primeiro momento, gostamos ou não de um lugar ou de uma pessoa.
O efeito lucrativo de um Visual Merchandising correto impacta até mesmo a venda das marcas próprias de supermercados e farmácias, sendo que esses produtos costumam ter um aspecto de commodity que é difícil destacar dentre tantos outros, precisando competir violentamente pela atenção reduzida do consumidor. Visual Merchandising hoje é uma prática que envolve variadas ações no ponto de venda, incluindo não só a produção de quiosques, displays (estáticos e digitais), banners (de vinil, tecido, duraflex), etiquetas, menus, painéis de parede, teto e empena, como ainda toda a exposição de mercadorias nas prateleiras, estudada sistematicamente para impulsionar as vendas.Num primeiro momento, o cliente é atraído pela fachada e pela vitrine, encontrando nas jóias expostas um conceito estimulante para ele. Depois, entra na loja e percebe que o ambiente é coerente com o que ele viu lá fora.
Os detalhes têm que estar em perfeita harmonia, tendo como fio condutor determinante o conceito da marca e o público-alvo que se pretende atingir. Estes dois fatores norteiam todas as decisões sobre o visual merchandising.
Assim, Merchandising é uma das últimas etapas do marketing e significa colocar o cliente frente a frente com o produto.

terça-feira, 10 de novembro de 2009