sábado, 7 de novembro de 2009

Fundamentos do Design


Para criar design que funcionam, é necessário seguir os quatro princípios básicos do design: proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Estes por sua vez fazem realmente o nosso projeto se tornar um sucesso.

Identidade Visual

Normas para o Sistema de Identidade Visual: A marca

. Logótipo
. Dimensões máximas e mínimas
. Área de Envolvimento
. Aplicação do Logo em fundo monocromático
. Aplicação do logo em fundos de cor
- Conceito: deve transmitir conceitos subjetivos de qualidade e excelência da empresa, também deve transmitir ao público a idéia explícita ou implícita sobre a marca. O significado do logotipo deve ser de fácil compreensão e assimilação, uma vez que o logotipo é a identidade da empresa.
- Legibilidade: fácil leitura e compreensão. O uso de efeitos muito elaborados deve ser evitado, porque o logotipo deve ser legível, claro, marcante mas sem excessos e de reprodução facilitada para diversos meios e tamanhos.

- Contemporaneidade: deve-se observar as mudanças de comportamento da sociedade e os reflexos que essas mudanças causam na comunicação. Não se vá pelos modismos, “as boas idéias resistem as tendências desaparecem”.

- Personalidade: a originalidade é que fará a diferença frente às outras empresas. Ao buscar a originalidade, não perca o significado.

- Pregnância: facilidade na memorização da marca, fazendo com que ela fique mais tempo em evidência na cabeça do consumidor e da concorrência.

- Uso: flexibilidade na aplicação em diversos meios de comunicação faz com que a marca se mantenha atual por muito tempo.

Design e marketing

A marca da empresa é um bem único e deve ser tratado como investimento pela equipe de marketing, que conta com a competência de um bom designer que participe dos processos de decisão e compartilha resultados.O designer tomou conhecimentos do marketing, não com pretensão de usurpar o mercado da categoria, mas porque constatou que, em muitos conceitos do marketing, reside a nova função do designer: a de criar pensando no consumidor.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Branding e design

O branding irá construir e decidir a imagem e posicionamento proposto para a marca. O design vai passá-las de forma atraente, clara e tangível aos diversos públicos. Com isto a competição entre o branding e o design vem ganhando força no mercado de comunicação e marketing. Primeiro que identidade visual, embalagem, ou qualquer outro tipo de manifestação visual, que seja feita sem um propósito, não se pode chamar de design. O design não é apenas a preocupação com a estética visual, mas também com a mensagem e o resultado que aquela peça irá causar nas pessoas.Muito menos se pode dizer que estão fazendo branding. Pois justamente é o branding que irá construir e decidir a imagem e posicionamento proposto para a marca, deixando a responsabilidade para o design de passá-las de forma atraente, clara e tangível aos diversos públicos. Assim, um bom design dá conta do recado quando conhece o posicionamento da marca, mas branding não se faz sem design...

Finalidade do profissional

A finalidade do designer é projetar e construir peças para a produção em massa, industrial ou artesanalmente.O mesmo vale para qualquer outro produto, de qualquer área de consumo. O designer seja de projeto visual ou de produto sempre estará na indústria exercendo o seu papel.
Por fundamentação, design é igual à forma + função, ou seja, algo visualmente belo criado para cumprir uma finalidade.

Os desafios do designer

O trabalho de criação também está mudando. Processos lineares em que cada equipe é responsável por apenas uma etapa do projeto deixam de existir. Hoje os projetos são desenvolvidos em paralelo e a criação é feita simultaneamente, o que exige um grau de preparação e planejamento maior.
No design tradicional, o foco dos processos estava na resolução de problemas, enquanto no design atual a resolução de problemas sempre está associada à geração de oportunidades. Com isso, o designer agora não deve focar no que o cliente ou usuário pediu, mas sim no que o cliente ou usuário precisa.
O designer já não trabalha mais sozinho: agora precisa lidar com planejamento, equipes interdisciplinares e ganhar versatilidade para trafegar por outras áreas de atuação.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Identidade visual

É a combinação do logo de uma empresa, suas cores institucionais e qualquer outra coisa esteja no seu manual de identidade visual. Este manual contém as instruções de como reproduzir o logo / o logotipo, em que tamanhos ele pode ser reproduzido afim de mantê-lo legível, quais são as cores que ela utiliza (em CMYK, RGB e Pantone), quais as diferentes versões em cores, quais cores de fundo ele poderá ter entre outras informações. A identidade visual da empresa é o conjunto disto tudo. Por exemplo, a identidade visual da coca-cola têm como cores o vermelho e branco. Assim notará que estas cores são usadas em abundância e irá permitir facilmente o reconhecimento do produto através das cores, da tipografia, etc.

Design

A formação acadêmica é essencial na construção de uma carreira?
Dentre as profissões que hoje despertam mais interesse, está a de Desenhista Industrial, ou designer, fato comprovado pelo alto número de candidatos por vaga nos vestibulares.
A formação acadêmica é importante porque oferece a oportunidade de se estar em contato com um mundo de menções pertinentes à sua profissão. Ela serve como uma fonte de referências e experimentação, aprendizado técnico, teórico e criativo, provendo contato com colegas, designers, professores e profissionais. Deve-se aproveita-la ao máximo, desenvolvendo técnicas e fomentando o pensamento crítico, por meio de uma intensa troca de informação. Tudo é informação, seja ela visual ou cultural, que se torna subsídio para enriquecer seu trabalho.

Segundo Freddy Van Camp, “A escola serve como uma referência, como uma queima de etapas, como uma sistematização de formação do profissional, como um elemento comparativo de suas capacidades em relação aos colegas, uma importante fonte de informação e crítica para construção de uma carreira, agora e no futuro.”
Nesses tempos onde a internet disponibiliza informação globalizada, a formação contínua é a única que pode nos garantir flexibilidade perante mudanças.

Eduardo Vieira
Editor do seu Guia de Design na Internet

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Moda



Moda acima de tudo, símbolo da elegância, pois "Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços,mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas..." Séneca

"O Luxo Eterno"



Autor: Gilles Lipovetsky & Elyette Roux
Quando: 13/07/2009



“Não tenho nenhum gosto particular pelo luxo. Apenas o de pensá-lo.”

Ser Designer

Ser Designer é dar vida ao imaginário, é criar o inexistente... é dar identidade ao que ainda não tem... é dar sentido a coisas novas, é destacar de forma criativa e inteligente, algo que passa desapercebido em meio ao mundo de informações e tecnologias...Enfim Estudar, criar métodos e praticar, são preceitos importantíssimos na ampliação dos recursos na busca de soluções.